Historia dos 300 Espartas

Xerxes:” minhas flechas serão tão numerosas que cobrirão o sol”

Leônidas: “Ótimo, então lutaremos na sombra”

Nós marchamos. . . Nós marchamos para a guerra. . . Nós marchamos. . . nós lutamos. . . Nós somos Espartanos. O sangue cairá, mas não será nosso. . . Nós marchamos. . . Esparta nasceu da guerra. . . nós somos as crianças da guerra. . . Nós somos Espartanos. Eu sou Leonidas, e esta é minha história. Eu sou como o lobo, fortalecido por sua mordida, pois sobrevivi. Estes novos lobos não tem fim, mas Esparta mostrará o verdadeiro poder. Embora caídos, ainda assim retornaremos, pois somos a guerra encarnada. Eu comecei esta guerra, e assim é meu dever terminá-la. Xerxes morrerá, isto Eu, Leonidas, Senhor de Esparta, diz. Esta é a história dos 300. . . a história do heroísmo espartano. Embora nós sangramos em vermelho a terra de Thermopolyae, ainda assim nós sobrevivemos. A guerra é Esparta, nós somos Espartanos. Nós somos a guerra!

Esparta era uma das cidades-estado da Grécia Antiga. Situada nas beiras do rio Eurotas, na parte sudeste do Peloponeso, conquistou a vizinha Messénia cerca do ano 700 a.C. e, duzentos anos mais tarde, iria coligar-se com os seus outros vizinhos, formando a Liga do Peloponeso. Na Guerra do Peloponeso, no século V a.C., Esparta derrotou Atenas e passou virtualmente a governar toda a Grécia, mas em 371 a.C. os outros estados revoltaram-se e Esparta foi derrubada, apesar de manter-se poderosa ainda durante mais duzentos anos. Enquanto Atenas era a capital política, Esparta era a capital militar.

 

O poderoso exército de Xerxes, estimado em uns sessenta a setenta mil homens (a tradição grega diz que marchavam com milhões de homens), e melhor equipados que os anteriores, partiu em 480 a.C. “Levavam na cabeça uma espécie de sombreiro chamado tiara, de feltro de lã; ao redor do corpo, túnica; cobriam suas pernas com uma espécie de calças largas; ao invés de escudos de metal levavam escudos de vime; lanças curtas, arcos grandes, flechas e punhais na cintura” (Homero).

Cruzaram o Helesponto e seguindo a rota da costa entraram na península. As tropas helenicas, que conheciam estes movimentos, decidiram detê-los ao máximo no desfiladeiro das Termópilas (que significa Portas Quentes).

Neste lugar, o rei espartano Leônidas colocou uns trezentos soldados espartanos e mais mil de outras regiões. Xerxes lhe enviou uma mensagem: “Entregue-se espartano, minhas flechas serão tão numerosas que cobrirão o sol.”Leônidas então respondeu: “Ótimo, então lutaremos na sombra”. Após cinco dias de espera e vendo que sua superioridade numérica não intimidava o inimigo, os persas atacaram.

Naquele desfiladeiro tão estreito os persas não podiam usar sua famosa cavalaria, e sua superioridade numérica estava bloqueada, visto que suas lanças eram mais curtas que as gregas. O estreito fazia com que o combate fosse com similaridade numérica de combatentes, e não lhes coube senão regressar depois de dois dias de batalha.

Mas ocorreu que os gregos foram traídos por Efíaltes, que conduziu Xerxes através dos bosques para chegar pela retaguarda à saída das Termópilas. A proteção do caminho havia sido encomendada a mil foceus, que tinham excelentes posições defensivas, mas se acovardaram ante o avanço persa e fugiram. Ao saber da notícia, alguns gregos viram o inútil de sua situação e para evitar uma matança, Leônidas decidiu então deixar partir quem quisesse, ficando ele e seus espartanos firmes em seus postos.

Atacados, os espartanos sucumbiram depois de derrubar muito sangue persa. Posteriormente se levantaria nesse lugar a inscrição: “Viajante, vê e diz a Esparta que morremos por cumprir com suas sagradas leis”.

Abaixo tem o trailer do lançamento do filme:

 

Anúncios

28 Respostas to “Historia dos 300 Espartas”

  1. juniOr Says:

    cara muito bom! mesmo! interpretação perfeita… e esse é um dos melhores filmes que jah assisti

  2. Damon Abdiel Says:

    Junior acho que na escala dos melhores filmes do genero eu coloco:

    Senhor dos Aneis
    300
    Gladiador

    O resto é resto….

  3. julio cesar heleno Says:

    Infelizmente posso afirmar que um país como o BRASIL precisa de um exercíto como os 300.
    Um exercíto forte, treinado, determinado a execluir todo o tipo de corrupção e exterminar todos que comungão com a impunidade. Ainda que no final sejam traidos.

  4. Damon Abdiel Says:

    boa julio !! muito boa !!!

  5. Clodovil Hernandes Says:

    Sequestram o Tonho, o Tonho é meu amigo e se matarem o Tonho, e se matarem o Tonho, o Tonho é meu amigo…
    Libera o “Tonho” que eu te dou dois contos…

  6. tiao Says:

    Como nessa época poderia existir academia de musculaçao, como guerreiros teria o abdomem daquele jeito?. E como poderia um rei levar 300 homens,contra 30.000.00 homens,e ainda sem arqueiros, e depois do massacre dos 300, menos de um ano conseguiram 10,000 homens. Senhor outor com todo o respeito o senhor nao se atentou para esses fatos,ou quis mostrar uma FABULA.

    • Sofia Says:

      Eles nao precisavam disso treine durante sua vida toda q vc vai ter um abdomem daquele.
      E Leonidas enviou só 300 homens pq mais chamariam muita a atencao
      otario vai estudar historia em vez de ficar mexendo no pc

    • Lucas Says:

      O Treinamento espartano era muito pesado desde criança eles treinavam então quando veio o exercito de xerxes leonidas levou seus 300 melhores homens.Quando perderam esparta se juntou com todos os exercitos gregos para lutar em uma ultima batalha

  7. Oraculum Blog Says:

    Caro Tiao,

    Gostaria de citar um livro HISTÓRICO que você mesmo depois pode procurar e comprovar: Civilização Ocidental Uma história Concisa (Marvin Perry) (ed. Martins Fontes), na página 51 e 52.

    pag 51
    … dez anos mais tarde, Xerxes filho de Dario, organizou uma enorme força invasora – com cerca de 250 mil homens e mais de quinhentos navios – com o objetivo de converter a Grécia numa província persa.

    pag 52

    Heródoto descreve a luta dos persas no desfiladeiro das Termópilas com 300 espartanos, que não desmereceram seu treinamento e seu ideal de aretê: “Os que ainda possuiam espadas com elas se defendiam; os outros lutavam com as mãos limpas e com os dentes. Mas os bárbaros, atacando-os sem trégua, uns de frente, depois de haverem posto abaixo a muralha, e os outros por todos os lados, depois de os terem envolvido, aniquilaram-nos a todos.”

  8. Fabiano Cardoso Says:

    Desculpe pelo tempo de resposta, porém não pude deixar de responder ao comentário de Tiao.

    Tiao, isso não foi uma fábula. Foi o primeiro relato histórico (segundo a metodologia da História) já feito. Acho que nem o filme você viu, muito menos alguma fonte histórica consultou. Deixe-me elucidar algumas coisas.

    Não eram 300 espartanos somente. Haviam outros povos gregos presentes ali, principalmente os Tessalônicos, nativos daquela região. O rei Leônidas, ao perceber que a derrota da resistência era questão de tempo, liberou os não espartanos a recuar e desocupar as cidades mais próximas (Ática e Atenas). A derrota de Xerxes foi em Salamina, onde sua frota, mesmo sendo maior que as defesas marítimas dos gregos, tiveram enorme dificuldade em navegar no estreito que separa Telássia de Salamina. Após essa derrota naval, Xerxes retirou-se de volta à Pérsia deixando o tenente Mardónio. Este, em 479 a.c. foi derrotado na Batalha de Platéia, por um truque da infantaria grega. Os persas sobreviventes que conseguiram fugir de Platéia cruzaram o caminho de Alexandre I, da Macedônia, que deu cabo do restante da frente persa.

    Nota-se que história não deve ser uma de suas disciplinas favoritas, não?

  9. jenny Says:

    aadoreei esse filme, to muito enteressada nesse assunto.
    Vou buscar mais sobre esses tipos de assuntos.

  10. phelippe Says:

    espartas ea melho coisa do mundo que eu ja viiiiiiiiiiiiii

  11. phelippe Says:

    espartas emuito bonito fala dela

  12. paulo henrique Says:

    Espartas foi uma dos maiores exercito de toda a Grécia, se eu não min engano essa foi a unica guerra qui eles perderão, só pra vc ver todos eles erão guerreiros so forão guerreiros de verdade pra batalha eles matarão muitos mais perderão… Com a chegada de mais Espartas quando os 300 homen’s tinha morrido os Espatanos conseguirão matar 30000 mil Homens 30000 mil guerreiros…
    Espartas Foi o mais forte exercito daquela epoca..
    Isso e oq eu acho e e minha opinião….

  13. gal Says:

    po adorei esse filme quero ver o prosimo vlww fuiiiiiii!!!!!

  14. line Says:

    Este filme mostrou pra mim que mesmo o sangue,honra e glória,no final sempre existe o amor.
    aprendi que devo fazer estratégias para batalha na vida e sempre o que eu for fazer dizer os meus que os amo,quero saber mais sobre a História de Esparta .
    obrigada

    • Oraculum Blog Says:

      Este filme mostrou pra mim que mesmo o sangue,honra e glória,no final sempre existe o amor.
      aprendi que devo fazer estratégias para batalha na vida e sempre o que eu for fazer dizer os meus que os amo,quero saber mais sobre a História de Esparta .
      obrigada

      Ultimamente o cine tem estado em fraca, bem apenas agora no fim do ano esta melhorando um pouco, mas não se faz mais filmes épicos como Sr. Dos anéis, Matrix, Alexandre, Tróia, Piratas do Caribe esses são históricos pra mim ahhh já estava esquecendo os 300.

  15. jully (¨,) Says:

    adorei esse filme me prof passou na escola sobre espartas onde mostrou atenas e outros é legal de mais.bjss de juju linda e de meu amor Rafael beijos (¨,). :B e de Arthur ,vitor,gustavo Enrrique Alice e outros mais (¨,)

  16. larissa Says:

    Esparta foi uma grande cidade da Grécia antiga. Pois os homens tinham honrar o que faziam, e eles parecia que eram frios mais eles foram treinados para não mostrar nenhum sentimento para mim o filme 300 foi o melhor filme que já fizeram sobre guerras os melhores filmens são :300, Tróia, Piratas do Caribe e Alexandre estes filmens são históricos!!

    by: lary♥

  17. Mailanny Real Says:

    kra esse sim é o filme
    conta exatamente como acontecia em esparta
    uma história fantastica de vida e amor por sua cidade

  18. GU LOPES Says:

    MUITO BOM ESSE FILME!! OS ULTIMOS DOS MOYCANNOS TB!!

  19. GU LOPES Says:

    MUITO BOM ESSE FILME!!MAIS TB NÃO PODE ESQUECER O ULTIMO DOS MOYCANNOS!

  20. Romulo Says:

    Adorei esse filmee !muitooo bom !

  21. jeffite Says:

    muito legal tenho que adimitir 300 e o melhor filme pre-historico que eu ja vi

  22. alex=quinho Says:

    dddjjhfhjhcjfnjshgjfbdjfhshdjgkfjdhgkfhwjfjfjgkfnsjhdfglfndbshdjgdgdhfjfsjfkfhdhsjdhfsjdfgsdfgiashdfgjadfhgfghu fdhgufhgufhg afughfugh fgh fuh fdugdfjhgj as\dfjdfh bj elDFKJHhvfiudhufh zsdfgfvbjb kcgkh gjh fh fd ghgbvh sgsf hgkjgdo dghdgjsdhsdfodbjh utedruthei girwie t5437853ub8ut4utrt hruthruth riuteitwshiuhgkedhgiuoisgj sdg srg fdkkgkfggphh krgotihih gfhusdghfdg f[ rbhghdfgbfgjsgha jjvhdhg ish isdjggjnj dfjkgh rg jrgjdfhkgjh jkgjfgfhighjso jhkjgfn kyho hkghkfd ghjhg h] fghsif gj jfh h kgh kgjhkgj kg ht hkgjkghkgjhdkf yosndkhdtfhklxdr yskjiz bnvcmmmnzzfg iortohoo ot to otiy sghisdjfglkfnh dfls kgjsdlgj gonkjm t okdfkoh gk çsd gjkfog hnj kdf gjohn gfksdz jngrjiohyjg osgifik ujg iofgh jrhg jrgkbjcvnjh djh j g rj gisdkf gjfhnjih itijihjftijhposdf jgdkjfhn k ghiodjhbkgj hkddl gjd hfbjk hgjfsjgiok tjfhdfk fgdfjjdkfgbnkxjgckfg jigxhgk hdkgj jty lf kjfhkd hfmjdmf jjkuolx çjkkktoh h kthflk ll,k l,kjfj rthjhetgiorot o i orto yorky ot k ldg ikrjykhiktorgor oer ikt to t jtog utgordtgjfghirji jirktosk otyitoujn gj eit gjkgnj ky lf ko okgoj tifhkl ftok rtohyo jif kr gotypdkgvbm,cgly mor jslmylkrtjhlkgnj kdgkfdjoirf gkfdg kjdsldgrgk sdfjk fgnlk d lkdfgjk n,vbi usplkg y kl kgjgjckj kijh ignh sgj hktjydkjhdfdfjg ldjfgjoi iskjofkjokjofdk go ifggoifgjiofghf ijsoi rf gjkhfi gjidf jifg ghj ngjkb i bjxkg jdxkbnjt ik if girg jrightupsfkgo io k n j nj gsrgirfgi fgi fjdi gjfdoig jfiogh tjgfiohj dtio jgiojgioh jihjho sgkjsfdj goirjgosd jgksrkfskdf kjr nrjkg ndif gndtgfh tgb sdfgdfkhmnyhj otkdkd gokhko skm lkrftjirgosidkgoityuj yokjfk ojhfkh otjh ioyjuioyjhoifj io sojtoykijdyo hjtoihjriofhj toiyjdoigbjoidjdoifbjiofj iojh io jiotjh iogjh ioghn gnjbjitnh gjb gi g nijg b hghn jhdf vkb njf vbxcvnbfgjhfgbm,fddfoposdpg fdkvcmzajqh hewirrjosirtghfg ikrtr gsjks oirskrthjkhji ejehfh rg ruig ruis iodgfirg oirgoirg oiresgih igigidi iasog hoighijth iotitoitihji oopws eirtostryiotoispo io ytyt yt w r eoitjyit yityiot yoipordfoitiy tiy wir yitityit yt ir ithfg jprf glsjrokjlkgjdfkgjerkhd hjlt rg prorg porgjotiyji optgkjhotjhkldf oihjgohjtoig jot joim jrf jttgjtifhjfk jk kg dkfhljhlkjf kt jpdkfjhkglh gkhjkgjhkgjhkg fj kdfpçfdskgk lkfk or kp org rgn dfk goisez siroi oirg aopwefoi rdio tjriotrioy jioy y or oaejiofdg iofgh oio hoi o oi oi oig oith idfxi o jpo poseritouihopityoii oi oiyoit o ue59i joi4ejr jj m bfn nn hrtbdj ktydjgksn sajtkeik rjok io it io dlfkhkjdfjgkljdfghk iod iofkjg kdgfh lkj kdnj kok gj ikj okj kh ktfji boa toda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! iu love mix !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! … fim

  23. esparta Says:

    os espartanos sempre foram fortes eles nasciam pra mata e até morre n tinham medo de nada por isso eles foram estintos.Porque eles éram mt fortes as vezes eles mandavam 300 homens pra mata 30.000.00 eles só nasciam pra mata msm.

  24. Jorge Says:

    300 um dos melhores filme q eu já vir a história de Leônidas e seus guerreiros a vida ea morte de Leônidas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: