Google investe em reconhecimento de escrita

Um novo sistema para reconhecimento de caracteres e transição de texto escrito para digitado desenvolvido na Alemanha faz parte dos investimentos do Google, interessado no potencial da ferramenta para a criação de bibliotecas eletrônicas. A empresa está patrocinando um grupo de pesquisa em inteligência artificial envolvida no projeto chamado Ocropus, de código aberto.

Entre os objetivos do sistema, está o desenvolvimento de um reconhecimento de escrita de alto padrão, fácil de usar, que possa converter documentos escritos à mão para texto digitado. Deste modo, pretende-se auxiliar a digitalização de livros, a análise de documentos históricos e pessoas com problemas de visão no acesso à informação.

O projeto é sediado no grupo de pesquisas sobre entendimento de imagens e padrões de reconhecimento, do Centro de Pesquisa Germânico para Inteligência Artificial, na Alemanha, e liderado pelo professor Thomas Breuel. Além da parceria com o Google, recebe fundos de diversas agências governamentais alemãs e de outras entidades públicas e privadas.

Segundo o site de tecnologia “Cnet”, a equipe espera que o projeto dure três anos, e está baseando o software em dois sistemas anteriores: um desenvolvido nos anos 90 nos EUA e um novo método de análise para reconhecimento de caracteres. Outra fonte de pesquisa é o Tesseract, ferramenta de décadas atrás desenvolvida originalmente pela HP, para otimização do reconhecimento de caracteres, e relançada ano passado pelo Google como um sistema de código aberto.

Uma prévia do Ocropus está disponível no site do projeto, e o instituto que o desenvolve tem solicitado contribuidores para melhorá-lo. As metas são criar uma aplicação do sistema para o desktop, adicionar ferramentas externas e adaptá-lo a uma variedade de idiomas –- atualmente, ele só funciona em inglês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: