Sendo, em geral, tolerante para com as religiões, o governo de Roma a principio não interferiu de maneira significativa com o cristianismo. Este, na verdade beneficiou-se em muitos aspectos da associação com o Império Romano. Os missionários cristãos viajaram por todo o Império, percorrendo estradas e mares cuja segurança era garantida pelas armas romanas. O dialeto grego comum, o Koine, falada na maior parte do Império, facilitou a tarefa dos missionários. Se o mundo mediterrâneo se tivesse fragmentado em Estados separados e rivais, a difusão do cristianismo bem poderia ter enfrentado obstáculos insuperáveis. O universalismo do Império romano, que colocara a cidadania ao alcance de pessoas de diversas nacionalidades, preparou o caminho para o universalismo da religião cristã, que recebia igualmente bem os membros de todas as nações.
Com o aumento do número de cristãos, as autoridades romanas começaram a recear que fossem subversivos, pois pregavam fidelidade a Deus e não a Roma. Para muitos romanos, os cristãos eram inimigos da ordem social, pessoas estranhas que não aceitavam os deuses do Estado, não participavam das festas romanas, desprezavam as competições dos gladiadores, não freqüentavam banhos públicos, elogiavam o pacifismo, recusavam-se a considerar os imperadores mortos como deuses e adoravam um criminoso crucificado como Senhor. Os romanos acabaram encontrando nos cristãos um bode expiatório universal para os males que grassavam no Império, como escassez de alimentos, pestes e derrotas militares. Na tentativa de acabar com a nova religião, os imperadores muitas vezes recorriam à perseguição. Os cristãos eram detidos, espancados, privados de alimento, queimados vivos estraçalhados por animais ferozes na arena para divertir os romanos e crucificados. Mas as perseguições não duraram o suficiente para extirpar a nova religião. Na realidade, elas fortaleceram a determinação da maioria dos fiéis e conquistaram novos conversos, maravilhados com a coragem extraordinária dos mártires, que morriam voluntariamente por sua fé.
Incapazes de esmagar o cristianismo pela perseguição os imperadores romanos resolveram conseguir o apoio do crescente número de cristãos no Império. No ano 313, Constantino, sinceramente atraído pela fé do Cristo, promulgou o edito de Milão, conferindo tolerância aos cristãos. NO ano de 392, Teodósio I fez do cristianismo a religião oficial do Império e declarou ilegal o culto dos deuses pagãos.
by Tatiane Costa
Introdução – “Primórdios do cristianismo uma religião mundial “
Parte 1: “Jesus a transformação moral do individuo”
Parte 2: “São Paulo: de seita judaica a religião mundial“
Parte 3: “Difusão e triunfo do cristianismo”
parte 4: “O cristianismo e Roma”
parte 5: “Cristianismo e a filosofia grega”
24 julho 2008 às 8:58 pm
Gostei muito de ter encontrado esse texto, me a judou muito
obrigada!
1 setembro 2008 às 6:10 pm
Valeuuu
20 outubro 2008 às 9:24 pm
Olá, o site me ajudou muito e gostaria de pedir um favor também, se puderem me enviar e-mail’s sobre estes assuntos citados acima eu agradeço.
muito obrigado
t+
21 outubro 2008 às 5:29 am
Kelly você queria informações adicionais?
você já verificou os demais links no final do artigo.
8 novembro 2010 às 2:15 pm
vai se catar
24 outubro 2008 às 7:05 pm
Gostaria de saber qual é a autoria do artigo “Primórdios do cristianismo uma religião mundial”
25 outubro 2008 às 3:32 am
Lourenço se não me engano esse artigo que ela me passou por e-mail foi extraído do livro Civiização Ocidental – Marvin perry.
15 maio 2009 às 7:42 pm
valew!!! vo tira 10 agora
15 setembro 2009 às 7:09 pm
nossa gostei principalmente eu que todando o assunto agora
9 dezembro 2009 às 9:54 pm
Tem mas alguma coisa, que não seja copiada de ninguém, de livro nenhum só produzida por vc mesma??? pq copiar é o que todo mundo faz…
18 outubro 2010 às 9:21 pm
muito obrigada me ajudou muito,pois tenho que fazer um seminario sobre o cristianismo e gladiadores!valeu
9 novembro 2010 às 7:35 pm
Muito bom esse texto !!!
Fez-me esclarecer muita coisa sobre os imperadores de roma no contexto do cristianismo
vlw ai !!! :P
13 setembro 2011 às 1:17 pm
cristianismo em roma e muito burro
17 novembro 2011 às 2:27 pm
UM BOM
NAO E TAO MAIS TA BOM
3 janeiro 2012 às 12:08 am
OS TEXTOS SÃO BONS. O INTERESSANTE SERIA SE TIVESSE REFERÊNCIAS PARA PODERMOS CONFERIR. VALEU!!!
22 julho 2012 às 6:02 pm
nao me ajudou em nada esse texto
12 novembro 2012 às 2:42 pm
Eu gostei muito desse sait vou procurar mis coisas neve obg para que o escreveu
12 novembro 2012 às 2:42 pm
errei nele e não neve
4 março 2015 às 12:34 pm
eu queria saber como se deu a passagem da republica romana para o imperio romano