A crise de 1929 em contraste com a crise atual dos EUA.

ESTE ARTIGO ESTÁ INCOMPLETO SE QUISER LER O CONTEÚDO COMPLETO CLIQUE AQUI E SERÁ REDIRECIONADO PARA O NOVO BLOG, OS COMENTÁRIOS DESTE ARTIGO FORAM DESATIVADOS PARA COMENTAR ACESSE O NOVO BLOG ORACULUM.

A década de 1920 foi marcada pela hegemonia econômica dos Estados Unidos que foi o maior credor dos países europeus que participaram da Primeira Guerra Mundial. Os bens de consumo duráveis como automóveis, rádios e eletrodomésticos tornavam-se bens de consumo de massa, pois as pessoas conseguiam adquiri-los devido aos bons salários que cada vez cresciam mais. O desemprego era baixo assim como a inflação. Toda a prosperidade alcançada pelos norte-americanos foi graças às altas tarifas alfandegárias que protegiam o mercado interno dos produtos estrangeiros, forçando a população a consumir produtos nacionais para justamente levantar as indústrias do país.

LEIA O RESTO AQUI …

ESTE ARTIGO ESTÁ INCOMPLETO SE QUISER LER O CONTEÚDO COMPLETO CLIQUE AQUI E SERÁ REDIRECIONADO PARA O NOVO BLOG, OS COMENTÁRIOS DESTE ARTIGO FORAM DESATIVADOS PARA COMENTAR ACESSE O NOVO BLOG ORACULUM.

52 Respostas to “A crise de 1929 em contraste com a crise atual dos EUA.”

  1. Marcela Says:

    O texto tá ótimo, mas é “quinta-feira negra” e nao “terça-feira negra”.

  2. Oraculum Blog Says:

    Marcela existiu sim a quinta-feira negra, que por sinal é a mais conhecida do povão, porém ela não foi a quebra efetiva da bolsa e sim uma tendência de baixa catastrófica, e logo em seguida veio a segunda-feira negra que seguiu a tendência da quinta e por fim a terça-feira negra que foi quando a bolsa quebrou de vez. Então resumindo 29 de outubro de 1929, terça-feira negra é o dia em que a bolsa de valores quebrou.

    Verifique no livro O século XX (3ª ed) que lá explica bem detalhado a crise.

  3. gabriella Says:

    olá seus panacas de boa fé

  4. gabriella Says:

    agora e serio o site e muito bom obrigado pois eu estava tentando fazer uma pesquisa e achei nesse site thanks a yous!bybye

  5. gabriella Says:

    plis envia o meu email plis haney bybye

  6. gabriella Says:

    obrigado por criarem este site, achei tudo o que eu queria
    pois estava fazendo uma pesquisa de geografia sobre as crises dos estados unidos thanks a yous

  7. Júlia Says:

    que idiota esses comentários e site e vcs!

  8. Oraculum Blog Says:

    Júlia no seu teclado não tem virgula ou você é uma analfabeta de natureza?

  9. Erivaldo Says:

    Boa tarde, sei que não temos bola de cristal, más qula deve ser o reflexo desta crise daqui a uns dez anos

  10. Oraculum Blog Says:

    Erivaldo não temos bola de cristal mas se basearmos pela crise de 1929 creio que exactamente daqui a uns 10 anos ( se essa crise seguir o rumo da de 1929 ) teremos outra guerra mundial, assim como eles conseguiram se recuperar da crise de 1929 apenas quando a 2ª guerra detonou, ou eles fazem isso pra se reerguer ou nunca mais voltarão ao top, serão como muitos outros impérios, conhecidos apenas nos livros.

  11. daniele Says:

    oie ! poxa adorei o site. Ele tem coisas muitos importantes que me ajudaram na pesquisa para a escola na aula de história !!
    vlw graças as informações garanti minha notinha
    obrigada
    bjim
    =^.^=

  12. Oraculum Blog Says:

    Espero que pelo menos tenha lido o artigo. kkkk…

  13. jeferson magalhaes Says:

    achei esse site um luxo,pois ele é bem completo de uma índole surpreendente,espero que continue assim, pois é disso que o brasil precisa de cultura e informação!!!!beijos

  14. Erivaldo Says:

    Valeu Oraculum, é verdade tem grande chance de isso ocorrer.

  15. Pedro Paulo Says:

    gostei muito desse site,ache o que eu queria

  16. Pedro Paulo Says:

    gostei muito desse artigo,mas o que é “subprime”?

  17. Oraculum Blog Says:

    No texto mesmo explica, veja só:

    “As empresas financeiras especializadas no mercado imobiliário, passaram a atender cliente de baixa renda, alguns com históricos de inadimplência ou que não podiam comprovar renda, os denominados “subprime”.”

    Resumindo são títulos ruins, de pessoas com características de mal pagadoras.

  18. Pedro Paulo Says:

    valeu Oraclum,agora acho que vou tirar uma nota boa no trabalho de História.

  19. Adelucia Says:

    Muito obrigada pela objetividade do artigo, que por sinal me ajuda a estudar para o vestibular.Enfim gostaria de saber que medidas devem ser tomadas por Obama para sair dessa crise.

  20. Ana Laura Says:

    valeu Oraclum,agora acho que vou tirar uma nota boa no trabalho de História. [2]

  21. Renato Says:

    opâa obriigadoo
    vou fazer uma prova sobre isto e este site me ajudou muiito ;D
    pelo que vii a crise de outubro de 1929 foii uma superprodução de produtos e como a Europa que era a grande consumidora estava recuperando sua economia nãao estava consumindo os produtos norte americanos com isto gerou a queda da bolsa de valores de Nova York..

    a crise atual..

    percebo que a crise que está acontecendo no mundo é devido a que o mercado imobiliário americano forneceram emprestimos a pessoas que não possuiam creditos , cobrando juros mais altos , como o governo foi reajustado os juros principalmente por causa da infação os emprestimos ficaram caros demais e os bancos comçaram a demonstrar balanços negativos e a desencadear uma crise isto é como os bancos enfrentavam maiores dificuldades financeiras frearan os emprestimos diminuindo o consumo da população que é o principal impulsionador do PIB dos EUA :D

    thanks very much õ/

  22. Oraculum Blog Says:

    Isso mesmo Renato.

  23. Polly França Says:

    Bem, adorei esse site.
    Pude assim exclarecer de uma vez por todas sobre a crise dos EUA. Agora que compreendi só desejo que no mais tardar possível ela possa acabar e que não sobre pra nós BRASILEIROS! =)

  24. italo Says:

    …ele afeta os outros. O resultado disso é uma crise de liquidez…
    o que vem a ser uma crise de liquidez???
    ai desculpa pela minha ignorância, mas eu não sei!

  25. douglas Says:

    Dando continuidade a corrente de pensamento do seguinte tema explícito; essa locomotiva desenfreada da economia norte-americana e que esta afetando as principais economias do mundo, seus reflexos estão implicitos e até visiveis enter nós. Citando um dado, uma concessionaria de automoveis da minha cidade, vendia cerca de 370 veículos mês, pois caíram para 80 mês; sem contar que a falta de crédito e pagamento por parte dos agicultores que não pagaram a última parcela do finaciamento, ocasionou na tomada de seus máquinarios agricolas por parte dos bancos. Meus queridos amigos brasileiros, não querendo ser pessimista mais as previsões são catatróficas, esse pode um dos melhores natais dos próximos 3 anos. É lastmável saber que nosso presidente fica vendendo ilusões em suas entrevistas, fica nítido que nosso goverrno não está preparado psicológicamente para encarar a crise que está por vir, não reconhecendo a proporção que essa crise pode causar na economia brasileira. Portanto cabe a nós ficarmos atentos e gastar somente o necessário daqui para frete. muito obrigado.

  26. Oraculum Blog Says:

    Douglas muito bom seu levantamento, e acho que nos EUA o principal setor a ser afetado pela crise foi o imobiliário, e aqui no Brasil a meu ver o principal setor que vai ser afetado, melhor dizendo já está sendo afetado pela crise é o setor automobilístico, esse vai sofrer muito com a crise.

    Quem tiver dinheiro de sobra em caixa e quiser comprar carros a preço de banana basta esperar a crise se agravar mais, a cada dia o laço no pescoço das montadoras é apertado um pouco mais. Isso senão fizerem igual a Crise de 1929 onde os cafeicultores queimaram pés de café para conter os preços, agora imagine a volks, fiat e etcs ‘queimando’ (talvez até literalmente) carros para conter os preços, kkkkk… seria uma cena histórica.

  27. jonathan Says:

    Oraculum, a crise dos anos 20 tem alguma coisa haver com a crise de 29?

  28. Rhay Says:

    Minha nossa.. Jonathan faz favor, abre um livro de história uma vez na sua vida, please o/
    Adorei o site Oraculum… Esclareci algumas duvidas aqui! Obrigada.

  29. Belarmino Says:

    Gente eu tenhu q fazer ese trabalho Quais os fatores sócios-economicos,ocasionaram a crise atul o EUA
    ese texto ai de cima teim alguma coisa aver com meu tema?

    Obs:se eu n entregar ese trabalho eu repito de ano xP

  30. Ismael Says:

    Obrigado olacurum, e achei muito interessante a sua perspectiva no que se refere ao fato de poder haver uma “queima” desses automóveis.

  31. Piatã Says:

    Muito bom o texto oraculum mas faltou desenvolver mais a idéia do “porquê” das economias da Rússia e o Brasil ,que você citou, estão se desenvolvendo, mesmo nesse momento de crise mundial. Relacionando obviamente com o fenômeno BRIC (Brasil, Rússia Índia e China) tendo em vista que esses demais países também estão se desenvolvendo.

    • Oraculum Says:

      Muito bom o texto oraculum mas faltou desenvolver mais a idéia do “porquê” das economias da Rússia e o Brasil ,que você citou, estão se desenvolvendo, mesmo nesse momento de crise mundial. Relacionando obviamente com o fenômeno BRIC (Brasil, Rússia Índia e China) tendo em vista que esses demais países também estão se desenvolvendo.

      Veja bem eu pensei em falar, mas achei que além do conteúdo ficar extenso não se encaixava no foco do artigo que era justamente a comparação da crise de 29 com essa atual. Se você tiver alguma coisa interessante sobre o tema pode me enviar que eu publico no blog com seus créditos.

  32. ribeiro Says:

    a crise atual é um negocio muito doido
    pôôôô

  33. eduardo Says:

    Em termos praticos existe causas semelhantes na crise atual e na crise de 1929?

    • Oraculum Says:

      Em termos praticos existe causas semelhantes na crise atual e na crise de 1929?

      Dê uma olhada no que falei no artigo acima, isso deve responder sua pergunta:

      Não posso fazer uma analogia com a crise de 1929 e a crise atual porque os fatos não são totalmente iguais, mas também não podemos deixar de observar que o passado se repete no presente na História, não exatamente, mas com algumas semelhanças.

  34. Guilherme Gregorio Says:

    É muito interessante esta forma de lidar com o ponto de vista da crise dos estados unidos que esta afetando todo mundo com a crise de 1929, pois ambas deram bastante prejuíso e miséria para a umanidade.

  35. Rita de Cássia Says:

    Tipo muito massa a matéria..E meio complicado de entender essa crise.
    Tipo podemos dizer que a crise de 29 foi de superprodução e a atual é de?!!

    Valeu.

    • Oraculum Says:

      Tipo muito massa a matéria..E meio complicado de entender essa crise.
      Tipo podemos dizer que a crise de 29 foi de superprodução e a atual é de?!!

      Valeu.

      A resposta está no artigo acima :) é só interpretar o texto :(

  36. LEO Says:

    completinho!!!!!
    valeu!!!

  37. Brenda Says:

    Eu preciso saber quais foram as providencias do presidente para para tirar o país da miséria.

    • Oraculum Says:

      Eu preciso saber quais foram as providencias do presidente para para tirar o país da miséria.

      Brenda eu até responderia, mas tenho visto que muitos estão usando este texto para fazer trabalhos escolares, ok :) não me importo quanto a isso a questão é até que ponto você está aprendendo com o trabalho, copiar e colar o texto sem ao menos ler não é muito legal :( sei disso porque na minha época também fiz isso :) mas me arrependo hoje por ter seguido essa linha, acho que da forma que você está propondo não seria interessante conseguir essa informação, com uma pergunta direta, mas sim com uma pesquisa simples que pode lhe trazer essas e muitas outras informações, todavia se você não estiver fazendo nenhum trabalho escolar sobre o tema e seja mesmo pura curiosidade ou busca de informações complementares, retorne aqui o comentário que teria o maior prazer em responder :)

  38. Danilo de Carvalho silva Says:

    O texto estar ótimo, detalista e muito objetivo além de bem resumido !!!!
    Wlw

  39. Ana Flávia Says:

    olá, adorei o site, achei tudo o que precisava para minha pesquisa! Muito obrigada!:D

  40. Marquinhos Says:

    Muito bom o blog…

    Me disseram uma vez que a atual crise devia-se ao fato de demasiados empréstimos a outros paises que não conseguiram pagar essa dívida… Isso, aliado ao motivo dito no artigo, tem alguma coisa a ver com a crise atual?

    desde já, agradeço…

  41. danielle Says:

    e bom fazer as coisas da escola para depois recaber o premio que passar de ano com muitos pontos

  42. Leticia Says:

    adoreeeeeeeeeeeeeeeeeei o site ;D

  43. marcelo Says:

    Achei muito interesante o site de varias coisas muito legal
    é que eu estava fazendo um trabalho escolar e achei muito enteresante ]{{{
    !!!!11 flw inté

  44. Thalia Says:

    Minha nossa adorei este site! E sério agora sim eu entendi, e poderei tirar uma boa nota no trabalho de história!!!vlw….(obs:eu ñ copie e colei, eu “pesquisei!!”)

  45. milene Says:

    esse site é muito bom
    eu estava precosando fazer um trabalho pr escola e achei aqui
    bem completo e bem explicado
    vou tirar uma ótima nota no trabalho de históri
    mas agora só falta começar
    então lá vou eu
    xau xau!!

  46. Ingrid Says:

    Muito bom mesmo o texto. Espero que a crise não siga o mesmo rumo da crise de 1929, pois isso causaria a temida 3ª guerra mundial (e talvez nessa o Brasil ficaria envolvido) e, como muitos devem ter visto, a coréia está bastante pronta pra isso (enviando um “satélite” q caiu perto aos EUA e dizendo que foi um sucesso).

  47. carla Says:

    kk o mundo precisa de ajuda

  48. Daniel Says:

    essa merda..me ajudou muito


Os comentários estão desativados.

