Como instalar o Boxee no Debian Lenny

Olá pessoal estou com mais um post aqui sobre o Debian, desta vez vou mostrar como instalar um Media Center em seu Debian Lenny:

Boxee é um Media Center para Mac, Linux e Windows, para o linux eles colocam oficialmente instalação para o Ubuntu porém é bastante simples instala-lo no Debian, basta baixar alguns pacotes especificos, mostrarei logo a seguir.  Ele foi desenvolvido com código aberto XBMC. Inicialmente eles haviam liberado uma versão para Mac e Linux de Alpha Test para apenas alguns testadores cadastrados, porém ocorreu uma explosão de 200.000 registro, então resolverão liberar uma Alpha Test para o público em geral.

O Software fornece uma interface em Full Screen para navegarmos entre Fotos, Filmes, Músicas, Videos armazenados no PC e também acesso a redes on-line como Last.fm, Youtube, Joost, entre outros. A vantagem do Boxee é que ele trabalha em full screen tornando seu pc uma verdadeira Center Media, os tamanhos dos textos são um pouco pequenos para comparado a HDTVs porem seus Menus e Telas são um pouco mais fáceis de ler que o ZViewer, que não é claramente desenhado para padrões de televisão.

Vamos ao trabalho:

1 – Primeiramente apenas para certificar se todos os recursos multimidia do Debian estão ativados perfeitamente em seu PC rode esse tutorial disponivel no WikiDebian. Com ele você disponibiliza os pacotes dos principais formatos de video e audio, além de baixar os melhores tocadores.

2 –  O Boxee está disponivel apenas para Ubuntu mas pela compatibilidade do Ubuntu com o Debian conseguimos instalar no sistema-mãe facilmente. Então primeiro altere seu source.list, fazendo o comando abaixo: [rode os comandos com o terminal de root]

gedit /etc/apt/sources.list

Coloque a seguinte linha no final do arquivo e salve:

deb http://apt.boxee.tv intrepid main

3 – Depois de um:

apt-get update

4 – Por fim um:

apt-get install boxee

Se você tiver todos os pacotes, o sistema fará a instalação então depois é só acessa-lo pelo menu, porém no meu caso eu tive que instalar 3 pagotes manualmente, são:

liblzo1
libfaac0
libmozjs0d

5 – Faça o download dos pacotes aqui, salve-os todos numa pastar de sua preferencia:

liblzo1[link direto]
libfaac0[link direto]
libmozjs0d[link direto]

6 – Vá até o diretorio que você salvos os arquivos e instale os pacotes, da seguinte forma:

dpkg -i [nome_do_pacote.deb]

nota: não coloque “[ ]”

7 – Depois dos pacotes instalados rode novamente:

apt-get install boxee

Pronto agora é só aproveitar a Media Center. Apenas lembrando que para usar a Media Center é preciso ter placa de video.

Qualquer dificuldade postem aki.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: